Para passar no Vestibular: Artes Plásticas
Orientações para Artes Cênicas, Para passar no Vestibular ou Enem
Para passar no Vestibular: Artes Plásticas
Programas e orientações para as Provas de Habilidades Específicas
PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA
ARTES PLÁSTICAS
Prova Teórica
1. O barroco no Brasil: artes plásticas e arquitetura.
2. A estruturação do ensino acadêmico no Brasil.
3. A pintura romântica no Segundo Império.
4. A paisagem brasileira do século XIX.
5. O debate nacional/internacional na arte brasileira do século XX.
6. Os museus de São Paulo e as Bienais Internacionais.
7. A cena brasileira do pós-guerra.
8. A transição do rococó ao neoclássico na arte européia.
9. A pintura realista na França do século XIX.
10. Impressionismo e pós-impressionismo.
11. As vanguardas históricas na Europa.
12. A pintura informal e o expressionismo abstrato no segundo pós-guerra.
13. A década de 60 e a poética do objeto no Brasil.
Bibliografia
AGUILAR, N., org. – Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
AMARAL, A., coord. – Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leiner. São Paulo: Companhia Melhoramentos/DBA, 1998.
ARGAN, G.C. – Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DUARTE, Paulo Sérgio – Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998. Geografia / artes cênicas /artes plásticas
FUSCO, R. de – História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, 1988.
GONZAGA-DUQUE – A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LEVY, C. M. – O grupo Grimm – Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1980.
MARCHAN, S. – Del arte objectual al arte de concepto. Madrid: Alberto Corazón, 1972.
MICHELI, M. de – As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZANINI, W., org. – História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles/Fundação Djalma Guimarães, 1983.
ZANINI, W. – A arte no Brasil nas décadas de 1930-40. São Paulo: Nobel/Edusp, 1991.
Prova Prática
A prova de Desenho de Observação tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato de desenvolver um pensamento visual. É muito mais importante a clareza com que se apresenta esse pensamento do que a habilidade demonstrada pelo candidato ao desenhar a proposta de exame apresentada. O que está em questão não é a cópia do real, mas a sua interpretação.
Bibliografia Iconográfica
BERGER, John – Durer Albrecht: watercolours anddrawings. Köln/Lisboa/Londres/New York/Paris/Tokio: Taschen, 1994.
CARREIRA, Eduardo – Estudos de Iconografia Medieval: o caderno de Villard D’Honnecourt, arquiteto de séc. XIII. Brasília: UnB, 1997.
MAMMI, Lorenzo – Volpi. São Paulo: Cosac e Naify,1999.
MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
NAVES, Rodrigo – Goeldi. São Paulo: Cosac e Naify, 1999.
NÉRET, Gilles – Matisse: Papéis cortados. Taschen,1994.
PIGNATTI, Terisio – O desenho de Altamira a Picasso. São Paulo: Abril, 1982.
SILVA, Fernando Pedro da & RIBEIRO, Marília Andres. Amilcar de Castro: depoimentos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1999.
Instrumental Lápis grafite: 2H, HB, 2B, 4B e 6B.
Conteúdos programático das matérias:
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