Menu fechado
Orientações para Física, para passar no Enem.

Para passar no Vestibular: Física

Orientações para Física, para passar no Vestibular.

Orientações para Física, para passar no Enem.

ORIENTAÇÕES PARA O VESTIBULAR DE FÍSICA

As questões de Física terão como objetivo avaliar a compreensão física do mundo natural e tecnológico, desenvolvida pelo candidato, com especial ênfase aos temas e aspectos de maior significado para sua participação no mundo contemporâneo.Espera-se que ele demonstre domínio de conhecimento e capacidade de reflexão investigativa, em situações que tenham dimensão tanto prática, como conceitual ou sócio cultural.

Dessa forma, o conhecimento físico do candidato não deverá reduzir-se à memorização ou ao uso automatizado de fórmulas, mas, incluir a compreensão das relações nelas expressas, enfatizando-se a visão de mundo que os conceitos, leis e princípios físicos proporcionam. Seu conhecimento físico deve ser compreendido como um instrumento para a compreensão do mundo que o rodeia.Na primeira fase, o objetivo é avaliar um conhecimento físico com maior ênfase em seus aspectos prático e qualitativo, que se deve esperar de qualquer cidadão universitário, independente de sua futura área de formação.

Na segunda fase, deverá ser avaliada ainda uma competência investigativa mais aprofundada, além de um maior domínio do instrumental físico e de abordagens quantitativas. A compreensão dos temas específicos de Física deverá ser avaliada num contexto em que estejam incluídos:

I. Reconhecimento de grandezas significativas na interpretação de fenômenos físicos presentes em situações vivenciais, experimentos simples, fenômenos naturais ou processos tecnológicos.

II. Significado das grandezas físicas, suas dimensões e unidades, além dos procedimentos e instrumentos de medida correspondentes. Conhecimento do Sistema Internacional de Unidades (SI). Noção de ordem de grandeza, relações de proporcionalidade e escala.

III. Compreensão dos princípios gerais e leis da Física, seus âmbitos e limites de aplicabilidade. Utilização de modelos adequados (macroscópicos ou microscópicos) para a interpretação de fenômenos e previsão de comportamentos. Utilização de abordagens com ênfase fenomenológica, especialmente em temas mais complexos.

IV. Domínio da linguagem física, envolvendo representação gráfica, formulação matemática ou linguagem verbal-conceitual para expressar ou interpretar relações entre grandezas e resultados de experiências.

Conteúdos programático das matérias:

MATEMÁTICA

QUÍMICA

BIOLOGIA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

ORIENTAÇÕES PARA AS MATÉRIAS

MATEMÁTICA

FÍSICA

QUÍMICA

BIOLOGIA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

Programas e orientações para as Provas de Habilidades Específicas:

ARTES CÊNICAS – LICENCIATURA

ARTES CÊNICAS – BACHARELADO

ARTES PLÁSTICAS

CURSO SUPERIOR DO AUDIOVISUAL

MÚSICA

ARQUITETURA

 

Comece fazendo nossos novos simulados

Confira A melhor maneira de estudar!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Veja as tendências de carreirasProfissões Verdes – Saiba mais sobre Opção de carreira – Tirando dúvidas de última hora. Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

 

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também