Menu fechado
Orientações para Química, para passar no Enem

Para passar no Vestibular – Química

Orientações para Química, para passar no Vestibular

Orientações para Química, para passar no Enem

ORIENTAÇÕES PARA O VESTIBULAR DE QUÍMICA

A Química exerce um relevante papel no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do mundo moderno.

Neste sentido, é de fundamental importância que o estudante do Ensino Médio compreenda as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de maneira a poder avaliar criticamente fatos do cotidiano e informações recebidas por diversas fontes de divulgação do conhecimento, tornando-se capaz de tomar decisões enquanto indivíduo e cidadão.

Desse modo, considera-se importante que, em vez de memorização extensa, o candidato demonstre capacidade de observar e descrever fenômenos e de formular para eles modelos explicativos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente.

Espera-se que o vestibulando tenha conhecimento de equações usuais e de nomes e fórmulas químicas das substâncias mais comuns.Os modelos atômicos deverão restringir-se apenas aos clássicos, não incluindo os modelos quânticos (orbitais atômicos, moleculares e hibridização).

A Tabela Periódica deverá ser entendida como uma sistematização das propriedades físicas e químicas dos elementos e, assim, seu uso estará presente ao longo de todo o programa. Quanto ao aspecto quantitativo, espera-se do candidato a capacidade de efetuar cálculos estequiométricos elementares, envolvendo grandezas como massa, volume, massa molar, quantidade de matéria, entalpia, etc. Será avaliada, também, a sua habilidade em cálculos que envolvam concentração, percentagens e constantes físico-químicas.

Considera-se importante a capacidade de lidar com relações quantitativas, envolvendo as variáveis pressão, volume, temperatura e quantidade de matéria.As relações de massa e de volume, assim como os cálculos estequiométricos, deverão ser encarados como consequências diretas da existência de átomos, que tomam parte em proporções definidas na constituição das substâncias. No tocante à Química Orgânica, espera-se que o candidato tenha a capacidade de reconhecer grupos funcionais e de entender os principais tipos de reações, sabendo aplicá-los aos compostos mais simples. Considera-se importante o conhecimento das propriedades e dos usos de algumas substâncias relevantes para a atividade humana, em especial, das substâncias de importância industrial (petróleo, gás natural, álcoois, sabões e detergentes, macromoléculas naturais e sintéticas).

A experimentação, tanto a realizada em âmbito estrito de laboratório, como a realizada de maneira menos formal, mas sistematizada, no cotidiano, constitui aspecto fundamental do aprendizado da Química. Assim sendo, todos os itens do programa poderão envolver experimentação científica.Espera-se que o candidato tenha habilidades específicas, tais como registrar e analisar dados, organizá-los em tabelas e gráficos, reconhecer a finalidade de materiais de laboratório em montagens experimentais, propor materiais adequados para a realização de experimentos, além do conhecimento de aparelhagens de laboratório usadas em operações básicas como filtração, destilação e titulação.As questões formuladas no vestibular conterão todos os dados necessários e avaliarão, principalmente, habilidades de compreensão, interpretação e análise das informações recebidas.

 

Conteúdos programático das matérias:

MATEMÁTICA

FÍSICA

QUÍMICA

BIOLOGIA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

ORIENTAÇÕES PARA AS MATÉRIAS

MATEMÁTICA

FÍSICA

BIOLOGIA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

Programas e orientações para as Provas de Habilidades Específicas:

ARTES CÊNICAS – LICENCIATURA

ARTES CÊNICAS – BACHARELADO

ARTES PLÁSTICAS

CURSO SUPERIOR DO AUDIOVISUAL

MÚSICA

ARQUITETURA

 

Comece fazendo nossos novos simulados

Confira A melhor maneira de estudar!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

 

 

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também