Preparando-se para depois do dia D - Vestibular1

Preparando-se para depois do dia D

Preparando-se para depois do dia D

Preparando-se para depois do dia D

 

PREPARANDO-SE PARA DEPOIS DO DIA D

É comum ao vestibulando centrar toda sua atenção e energia na realização, em si, dos exames vestibulares. Não há nada de errado com isso, em princípio. No entanto o momento da prova costuma ser também o momento da provação!

Cada um sabe, mais ou menos, as lacunas que tem em seus conhecimentos e as dificuldades, maiores ou menores, para lidar e resolver problemas de determinados assuntos. Por outro lado normalmente só se dá conta de que haverá um vestibular e por ele se poderá passar, no último ano do ensino médio. É neste momento que se pensa em estudar mais! Fazer um cursinho, rever e aprofundar toda a matéria de três anos letivos, realmente não é uma tarefa fácil. Daí, se antes o tempo era a favor – a impressão que se tem nos anos anteriores ao terceiro ano do ensino médio é que ele não existe – agora o tempo passa a ser um fator de pressão, quando não de opressão. Isto é que produz muito estresse, pois aquilo que não se fez ou construiu antes, com “mais tempo” agora passa a ser uma questão urgente.

Se o seu caso é esse, aqui vai uma dica: não adianta você se desesperar! Muito pelo contrário, neste momento o que mais irá importar como fator positivo e que poderá agregar valor efetivo para você será o seu equilíbrio. Mas, como equilibrar-se? Lembre-se que vale mais uma dedicação aprofundada a tópicos centrais das matérias do que uma pulverização aloucada de conteúdos e mais conteúdos. Se tiver esta oportunidade, procure conhecer temas centrais de cada disciplina. Aprofunde-se nestes temas, dê especial destaque ao aprimoramento de suas redações – em geral a redação sempre tem peso elevado nas provas! – leia revistas periódicas e jornais diariamente, procurando estar atento aos movimentos sociais da história contemporânea.

Tão ou mais importante que estar a par dos fatos da atualidade é conhecer as dinâmicas sociais, locais ou planetárias, que estão por detrás deles. Se o episódio focado for, por exemplo, o ataque terrorista ao centro de Nova York não se detenha apenas nele, mas procure estudar a política internacional dos USA com o mundo, as razões das tensões no Oriente Médio, o panorama político atual no Afeganistão etc. Hoje procura-se muito mais conhecer a maturidade e visão do vestibulando sobre as principais questões mundiais dos séculos XX e XXI do que a memorização estéril de um conjunto de fatos ou dados descontextualizados.

Por outro lado é importante dedicar todo tempo possível não só ao estudo teórico de conteúdos de Física, Química, Biologia ou Matemática mas, principalmente, à resolução de problemas. Procure ter acesso a questões de vestibulares mais recentes, sem esquecer do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Transforme o momento de realização do exame vestibular num desafio construtivo para você. Quer uma sugestão: encare o momento do exame como uma situação pela qual você passará, de modo semelhante, inúmeras vezes durante sua vida profissional. Realize tudo com atenção, ponha o máximo de sua competência e uma boa dose de paixão, na hora h: transforme um simples exame vestibular, num vestibular para a vida!

Prof. Cassiano Zeferino de C. Neto

 

Preparando-se para depois do dia D

Preparando-se para depois do dia D
Dicas importantes para os vestibulares
Um Vestibular para a Vida

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta