Menu fechado
Qual o melhor horário para estudar vestibular

Qual o melhor horário para estudar?

Qual o melhor horário para estudar?

Tente tirar o melhor de você na preparação do vestibular!

Muitos vestibulandos não se dedicam exclusivamente ao vestibular nessa época de suas vidas. Alguns já trabalham, outros praticam atividades extracurriculares, grande parte ainda está na escola e, é claro, também se dedicam ao lazer. Dedicar grande parte de sua vida a essa preparação exige disciplina, regras e uma rotina bastante condicionada, além de alguns cuidados específicos para o horário que você preferir.

Estudando de dia

Se você só se dedica aos estudos, pode estudar durante o dia. Caso estude em algum cursinho pré-vestibular de manhã, estudar a tarde pode ser uma boa ideia, mas cuidado com aquela moleza que bate logo após o almoço – esse não é um bom horário para executar atividades que exijam muita atenção. Estudar com sono pode fazer com que você não absorva as informações e perca tempo estudando os mesmos tópicos novamente.

O melhor horário de estudo para quem quer aproveitar o dia é pela manhã ou algum tempo após o almoço. Evite estudar com sono ou com fome, como logo antes ou após o almoço.

Estudando de noite

Para os vestibulandos que trabalham durante o dia e só têm o período da noite para se dedicar aos estudos, saibam que também há muitas vantagens em estudar na madrugada. Mas lembre-se de que é preciso dormir bem e descansar também, caso contrário sua memória e atenção serão prejudicadas.

Se você mora sozinho pode ter um pouco mais de liberdade, mas se você mora com seus pais ou outras pessoas é importante não atrapalhar o sono de seus colegas ou familiares, por isso sempre deixe seu material já organizado em algum lugar, separe algo para comer mais cedo e procure o canto mais afastado da casa para fazer algum barulho.

Do mesmo modo que deve-se evitar estudar com sono após o horário de almoço, também é importante estar dispostos no período noturno, caso contrário o esforço será inválido. Seja ENEM ou vestibular tradicional, se seu emprego ou outra atividade diurna não permite que você esteja relaxado a noite, procure outras formas de estudar, como por exemplo fazendo algum cursinho pré-vestibular, estudar aos finais de semana ou até mesmo ter um grupo de estudos com outras pessoas que passam pela mesma dificuldade.

Para quem vai prestar ENEM, é ainda mais simples. Há diversas aulas disponíveis na web, curso online para o Enem, as escolas já preparam os alunos para este exame e etc.

Para concluir, não existe um horário perfeito para estudar, mas o horário em que você pode e mais se sente confortável. Tentar unir essas duas necessidades com certeza fará você se sair muito melhor nas suas provas!

Veja também: Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Como uma vida saudável ajuda no vestibular, Como melhorar a concentração nos estudos, Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões, Vestibular, Qual o melhor horário para estudar?

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também