Menu fechado
Revisão aumenta chances no Enem

Revisão aumenta chances no vestibular

Revisão aumenta chances no Enem

Saiba como se preparar a um mês dos grandes vestibulares. Organização e divisão do tempo são chave.

Falta um mês para a Fuvest, o maior vestibular do país, e agora não há nada melhor do que uma boa revisão do conteúdo para quem vai entrar na disputa por vagas. O G1 conversou com especialistas que dão dicas para aproveitar os últimos momentos dos estudos. A palavra chave é uma só: organização. Por isso, veja como dividir seu tempo.

“Se o estudante tiver estudado direitinho, dá para fazer a revisão. Ele tem quatro semanas, mais ou menos meia semana por matéria. Isso é mais do que suficiente”, afirma o coordenador do cursinho Etapa, Carlos E. Bindi. “Agora não é hora de pensar que devia ter estudado antes, porque dá um sentimento de frustração. O momento é para reforçar bem o que já sabe”, adverte.

É o que vem fazendo o estudante Raphael, 18, que vai prestar vestibular para direito. “Estou estudando a fundo o que já sei. O que eu não consegui aprender, se for cair, vai ser só uma questão ou outra”, diz. Em sua rotina, Raphael dedica quatro ou cinco horas diárias para a revisão da matéria. E o domingo é sagrado: “Se não descansar, começo a semana quebrado”.

Revisão aumenta chances no exame do Enem
Revisão aumenta chances nos vestibulares

Saber dosar o tempo é necessário para não entrar na paranóia. “O estudante tem de se organizar e cumprir rigidamente seu cronograma. Não dá para ficar estudando até de madrugada”, afirma a coordenadora do curso pré-vestibular Objetivo, Vera Lúcia C. Antunes. “Se observar que o estudo não está rendendo, pare e dê uma volta. Não adianta teimar com o cansaço. E o domingo é para ir ao cinema, descansar.”

Simulado

Por um cálculo simples, se você dedicar cinco horas diárias aos estudos e tirar o domingo como folga, consegue acumular 120 horas de revisão. Uma sugestão para aproveitar melhor o tempo, segundo o coordenador do cursinho Anglo, Ernesto Birner, é resolver simulados e vestibulares anteriores.

“O simulado sintetiza bem toda a matéria que cai na prova. O estudante dá a resposta e deve justificar as alternativas erradas, respondendo oralmente. Assim ele começa a ver que sabe muita coisa”, diz Birner.

A estratégia das provas anteriores foi adotada por Péricles Augusto, 22, que vai prestar vestibular para engenharia. Interessado em uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que tem um dos processos seletivos mais concorridos do país. “Vejo nos vestibulares que tem bastante coisa do começo do ano que cai. Daí aproveito e reviso”.

E se pintar a dúvida se vale a pena estudar um pouco de tudo, a resposta é: sim. Na primeira fase dos vestibulares, em geral, são cobradas todas as disciplinas. “Não pode ficar dez horas em física e meia hora em história. É preciso dividir o tempo”, diz Vera.

Fonte: G1 por Simone Harnik

Confira Vestibulandos sofrem com a crise no ensino- Veja na seção!

Aproveite e faça arevisão das matérias para o vestibular!!

Como fazer uma Redação Nota 10!!!

Estude com nossas Vídeo Aulas

Conheça o Exclusivo Guia de Planejamento do Tempo

ESPECIAL ENEM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!Confira as provas e gabaritos.

Respostas das perguntas mais frequentes deste exame que avalia estudantes.

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Veja as tendências de carreirasProfissões Verdes – Saiba mais sobre Opção de carreira – Tirando dúvidas de última hora. Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

 

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também