Como Estudar - Vestibular1

Como Estudar

Como Estudar

Torne seu aprendizado mais eficiente!

Melhore seu rendimento intelectual

Aprofunde os seus conhecimentos!

A descoberta de algo novo acerca de nós mesmos, dos outros e do mundo é uma das mais estimulantes atividades humanas. Fomos feitos para explorar, para indagar, para encontrar caminhos novos. Se não existisse essa curiosidade intelectual, certamente você não estaria lendo este artigo de nosso site agora. Procure saber como canalizar esforços para torná-lo realmente eficiente.

Você é capaz de estudar qualquer coisa?

Sempre sonhamos em explorar profundamente um tema, mas os inúmeros problemas do cotidiano não nos deixam tempo suficiente para isso. E às vezes nem conseguimos definir com precisão nosso rela campo de interesse. O interesse, porém, é a única diretriz segura para alcançar a maior satisfação possível. Neste sentido, faça uma lista das coisas que, em filmes, leituras, programas de TV ou conversas com os amigos, por exemplo, fizeram você pensar: gostaria de saber mais acerca disso. Não se acanhe, nada deve ser considerado muito difícil, exótico ou impenetrável. Na verdade, não há qualquer campo sobre o qual você não possa obter conhecimentos. O problema é encontrar meios adequados para isso.

Como Estudar, para vestibular e enem
Como Estudar, Torne seu aprendizado mais eficiente!

As tarefas iniciais

Uma vez decidido o que você deseja estudar, sua primeira tarefa será descobrir os recursos já disponíveis no campo de sua escolha. Procure informações junto aos conhecedores do assunto; a biblioteca pública, o colégio ou a universidade podem ser um bom começo.

Faça uma relação de livros sobre o tema, e comece pelo que lhe parecer a melhor introdução. Quando encontrar um texto mais interessante, procure informar-se melhor sobre a obra do autor.

Nessa altura, você poderá sentir-se intimidado pela amplidão do campo escolhido, mas lembre-se de que necessita aprofundar-se apenas o quanto desejar. Você não é obrigado a estudar. Não mergulhe definitivamente no assunto antes de ter bem clara uma certa perspectiva global; é sempre bom planejar as etapas de estudo.

Um cantinho só para você

Uma certa rotina de trabalho é fundamental. O tempo é curto e é fácil sucumbir ao comodismo de sempre adiar o começo da tarefa. Evite atrasos e procure trabalhar sempre no mesmo lugar. Isso facilita a concentração e cria hábitos produtivos. Se você tem um quarto só para si, esse é o melhor local; trabalhe antes que os outros acordem, pela manhã, ou depois que forem dormir. Reserve ao menos meia hora por dia. Toda vez que você se acomoda no seu cantinho, fica mais fácil trabalhar intelectualmente.

Todos nós temos nossos pequenos rituais. Descubra quais são os seus. O conforto é importante: uma poltrona agradável para ler, uma cadeira na altura certa para escrever. Algumas pessoas sentem necessidade de um fundo musical, outras, ao contrário, exigem absoluto silêncio. Tudo isso é, portanto, muito relativo. Experimente para descobrir o que é melhor para você em matéria de conforto e concentração.

Ler e anotar

A maioria dos estudantes, na verdade não sabe tomar notas de leitura corretamente. Um dos erros mais comuns consiste em simplesmente nada anotar, de modo que grande parte da leitura é esquecida. Outro erro é fazer exatamente o contrário: anotações excessivas, a ponto de quase transcrever o livro todo. É necessário encontrar o correto ponto de equilíbrio entre as duas posições extremas. Isso depende de vários fatores, entre os quais a natureza do texto em questão. alguns exigem um bloco substancial de anotações, outros podem ser resumidos em uma página.

Para melhorar sua capacidade de anotação, obedeça às seguintes regras: Não tome notas antes de passar os olhos por boa parte do livro. Leia um ou mais capítulos na íntegra limitando-se a marcar levemente com um lápis as passagens que lhe parecem mais importantes. Isto é tudo para uma primeira leitura. Sua mente trabalhará inconscientemente sobre o texto, enquanto você executa uma outra tarefa qualquer. Na leitura seguinte é que você vai começar a tomar notas, lendo antes as passagens assinaladas. Fazendo isso, você estará em condições de perceber os pontos mais importantes. Quando estiver fazendo anotações, registre o significado do texto, reproduzindo precisamente as palavras do autor. Em suas anotações, um exemplo é suficiente. Se você achar necessário fazer a citação exata, escolha apenas uma frase que sintetise o essencial – e não esqueça de distingui-la com aspas.

Quando tiver terminado sua leitura você provavelmente terá uma grande quantidade de anotações. Releia essas notas, sublinhando, com um lápis ou caneta de outra cor, os pontos fundamentais. O material sublinhado não deve ser superior a um terço das primeiras anotações. Se ele permitir uma leitura fácil, deixe como está; caso contrário, reescreva as partes sublinhadas, fazendo novo sumário.

Adote uma atitude séria

Quanto mais ricas e organizadas forem suas anotações, mais fácil será o seu manuseio. Cd’s, gravações em fita, fotografias, são muito úteis nesse sentido. Uma técnica que ajuda bastante a aumentar a capacidade de aprendizado consiste em dissertar ou discutir sobre o assunto, sempre que possível. Conte a seus amigos sobre o que está estudando; adote até mesmo a atitude de quem deve dar uma aula sobre o tema. Isso ajudará você a esclarecer suas ideias e ordená-las de forma lógica. Se não encontrar alguém para ouvi-lo, disserte para você mesmo.

Resumo

1. Estabeleça hábitos regulares de estudo: é melhor um pouco todos os dias, do que explosões de entusiasmo seguidas de longos intervalos em branco.

2. Seja realista, dedicando-se a um assunto de cada vez; não queira abraçar o mundo.

3. Mantenha acesa sua motivação.

4. Seja o mais metódico possível no registro de informações.

Se conseguir respeitar esses princípios durante algum tempo, você logo notará uma melhora em sua capacidade de aprender.

 

Confira A melhor maneira de estudar!

Capacidade de leitura, Seja capaz de entender o que lê! Progrida sua capacidade de leitura

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Faça e treine com nossos novos simulados

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta