Menu fechado
Estudantes de escola pública tem cotas de 34% em universidades públicas, vestibular

Estudantes de escola pública tem cotas de 34% em universidades públicas

Processo seletivo

Índice de aprovação é o mesmo nos últimos anos.

A entrada nas universidades públicas brasileiras dos estudantes oriundos das escolas municipais, estaduais e federais continua praticamente inalterada desde o início da década. Passados vários vestibulares, o percentual de ingresso desses estudantes continua próximo dos 34%, em média em quase todas as instituições.

Em oito universidades pesquisadas, sete delas federais e uma estadual, a Unicamp ( Universidade Estadual de Campinas). Anteriormente, a média de ingresso doa alunos das escolas públicas na Unicamp, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba) foi de 33,4%, praticamente o mesmo percentual atual.

Estudantes de escola pública tem cotas, vestibular
Estudantes de escola pública tem cotas

Considerando que nos últimos anos as universidades públicas aumentaram o número de vagas ofertadas, conclui-se que as escolas públicas têm, pelo menos, acompanhado essa evolução e mantido o índice de aproveitamento de 33,8% nos vestibulares.

Na UFMG, por exemplo, ingressaram 1606 estudantes de escolas públicas no vestibular deste ano, contra 1059 na década passada, o que significou um aumento de 51,7%. Nesse mesmo período, o ingresso dos alunos das escolas particulares cresceu 15%, enquanto o número de vagas aumentou em 27,81%.

Segundo a Secretaria de Educação de Minas Gerais, o número de alunos matriculados nas escolas públicas de segundo grau é de 887,2 mil, contra 105,7 mil da rede privada.

A baixa aprovação nos vestibulares dos alunos da rede pública está ligada à qualidade de ensino.

Mas há outros fatores, como a pouca oferta de cursos noturnos.

O Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio) está dando mais chances para as escolas públicas. Isso porque, o Enem, passou a ser aproveitado pelas universidades, e já provocou mudanças no processo seletivo de muitas universidades, na medida em que é valorizada, mais do que o conhecimento, a competência.

 

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10! , Faça e treine com nossos novos simulados, Confira A melhor maneira de estudar! , Não deixe para depois: Acesse agora a seção de Simulados

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.  Confira também-UERJ pode reservar vagas para carentes – Veja na seção! Visite a página de Cursinhos Navegue também pelas Faculdades, Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também