Menu fechado
Leia mais rápido, enem

Leia mais rápido

Não perca tempo e aprenda!

Tudo depende apenas de treino

Pode acreditar!

Você sabia que ler devagar pode afetar a compreensão de um texto? O tempo gasto no ato de olhar as palavras pode fazer com que o significado se perca. Isso não quer dizer, contudo, que ler rapidamente seja, por si só uma qualidade: para se entender corretamente o que se está lendo é preciso encontrar a velocidade adequada a cada tipo de leitura. Alguns esclarecimentos sobre o tema podem facilitar a descoberta da velocidade normal de cada pessoa.

Se você quiser saber agora qual a sua velocidade de leitura, faça o seguinte. Pegue um relógio, ou pegue o nosso cronômetro, na home em acessórios e apronte-se para ler este artigo a partir do próximo tópico, assinalando os momentos de começo e do final da leitura. Não tente ler mais rapidamente que o usual; você não está competindo com ninguém. Confira seu resultado com a tabela colocada ao final da página.

O que você lê?

Acredite ou não, seus olhos podem ver apenas quando estão imóveis. Quando se movem, seu movimento é rapidíssimo, feito numa velocidade além do controle consciente.

Esses movimentos são praticamente iguais, quer se trate de pessoa de leitura rápida, quer se trate de leitor lento. A diferença entre os dois reside na frequência das pausas entre os movimentos: os leitores rápidos param menos frequentemente. O exemplo abaixo realça essas diferenças ( os traços / assinalam as pausas):

O/olho/divide/uma/linha/impressa/em/segmentos./ (lento)

O olho divide/uma linha impressa/ em segmentos. / (rápido)

Tal como uma câmara cinematográfica, o olho retém fotos imóveis de cada uma das partes do texto impresso no papel. E o cérebro as interpreta como se elas compusessem um movimento contínuo. Curiosamente, nem o olho repousa sobre as palavras importantes, podendo fixar-se também sobre os espaços entre as palavras. O campo de nossa visão alcança a área imediatamente circundante ao ponto de fixação

Treine seus olhos, para que se movam mais rapidamente.

Experiências feitas por psicólogos revelam que um leitor médio, sem qualquer treinamento especial, pode ver quatro palavras conjugadas, de quatro letras cada uma, se elas forem projetadas numa tela por apenas um centésimo de segundo. Disso se conclui que, se o ato de ler 24.000 palavras por minuto.

Entre o ato de ver e a compreensão do significado das palavras existe porém, um intervalo de tempo aproximadamente um quinto de segundo. Além disso, em quase todos os leitores adultos o tempo que o olhar se fixa em cada ponto de fixação é de cerca de um quarto de segundo. Mas a diferença entre os leitores rápidos e os lentos não limita apenas ao tempo das pausas – inclui o total de repetições das fixações. Os leitores lentos olham para o mesmo ponto, ou para um ponto não muito distante, durante um tempo maior que o necessário para entender o significado da palavra.

O que você pode fazer para acelerar seu ritmo de leitura? Prestando muita atenção, você pode conseguir controlar seus movimentos oculares ou a amplitude de suas fixações. Neste sentido, voc6e pode também olhar mais adiante ao longo da linha digitada, além do que habitualmente faz. Não se desencoraje se isso tornar mais lentas suas primeiras tentativas. Acontece que você estará dando um número maior de elementos para seu cérebro dominar, e isso exige um certo esforço. Mas cinco minutos de prática por dia de fixação – permitirão que você aperfeiçoe seus hábitos de leitura em pouco tempo.

Caso você já seja um leitor rápido, o mesmo exercício poderá acelerar ainda mais sua velocidade de leitura, sem prejuízo da capacidade de compreensão do texto. Algumas pessoas alcançam velocidades excepcionais, como 10.000 palavras por minuto. Mesmo que você não precise, nem deseje chegar a tanto, não custa nada considerar as seguintes regras, enquanto elas não prejudicam o prazer de saborear a informação ou o estilo de texto.

1.Continue movendo sua leitura para diante, ampliando cada vez mais o espaço de visão.

2. Não volte atrás, a não ser que isso seja absolutamente necessário para entender o que já leu.

Uma voz dentro de você

Quando começamos a aprender a ler, é comum fixarmos palavra por palavra, em voz alta. Numa larga medida, os leitores lentos, ainda fazem isso, como se tivessem uma voz interior. Esse fenômeno ocorre, principalmente, quando a pessoa está cansada ou tem dificuldades de concentração. Em consequência, a velocidade de leitura diminui consideravelmente. Para certos tipos de leitura – como a poesia – isso é bom; o mesmo acontece quando se trata de um texto filosófico, hermeticamente elaborado ou de grande complexidade intelectual, no qual cada palavra por é si só extremamente importante. A maior parte dos textos em prosa, contudo, não exige tal excesso de atenção.

Em muitos casos, apenas uma palavra em cada três ( às vezes, uma em dez) pode ser suficiente para a compreensão de todo o texto. É como se fosse uma conversa cotidiana, na qual ouvimos inúmeras palavras mas nos fixamos em apenas algumas; isso já permite a plena compreensão do que o interlocutor está dizendo. Se, ao ler um texto, você puder fazer o mesmo, saltando tudo que não for absolutamente necessário ( os artigos e conectivos o, a, e etc.), certamente poderá aumentar consideravelmente sua velocidade de leitura. Parte do segredo consiste em olhar verticalmente tanto quanto horizontalmente.

Você pode correr os olhos pela página, antes de lê-la em detalhes, fixando-se nos conceitos essenciais para a compreensão do texto. Esta é uma técnica que, de certa forma, utilizamos quando lemos o jornal, por exemplo. E essa técnica pode ser aperfeiçoada. Para tanto, experimente o seguinte exercício: imprima essa página, ou pegue qualquer texto impresso, logo após, sublinhe as palavras que considera essenciais nesta página. Você descobrirá que uma dúzia delas pode lhe oferecer a chave de que necessita.

Seja confiante

Aspecto importante para a velocidade é a autoconfiança do leitor. Certas pessoas acham que precisam reler o que, na verdade, já foi perfeitamente entendido com o primeiro passar de olhos. Por outro lado, há indivíduos que sentem necessidade de ler palavra por palavra, quando isso é absolutamente desnecessário.

A vantagem dos leitores rápidos é que eles são capazes de variar sua velocidade de leitura, de acordo com a maior ou menor dificuldade de cada uma das passagens: eles se detêm nas partes mais difíceis e correm nas mais fáceis.

Os leitores lentos, ao contrário, tendem a manter sempre a mesma velocidade, e isso não é bom. Se, ao ler um trecho, você acha que entendeu o suficiente, corra logo para frente. Sempre é possível voltar atrás, não havendo portanto, o que temer.

Faça alguns exercícios

Para melhorar sua capacidade de leitura rápida, você pode fazer alguns exercícios muito simples:

1. Leia algumas palavras iniciais de um artigo de revista. Em seguida, passe imediatamente para o início da próxima sentença, e depois para o seguinte. Repita esse procedimento até o final da página, sem qualquer preocupação com o significado total do texto. Esse exercício visa unicamente treinar seu campo de atenção para se mover em área mais ampla. Faça isso uma vez por dia.

2. Leia varias vezes certa passagem de um artigo, até que você fique bem familiarizado com seu conteúdo. Depois disso, repita o primeiro exercício com o resto de texto, tentando perceber a direção do raciocínio do autor.

A leitura é um processo ativo que envolve tanto o cérebro quanto os olhos. Quanto mais você for capaz de antecipar o significado do que estiver lendo, tanto mais fácil será a apreensão das informações por meio de um número reduzido de chaves. Com a prática você poderá aumentar consideravelmente sua capacidade de ler com rapidez. Duas semanas de treinamento são suficientes, mas jamais se esqueça de que ler rapidamente, por si só, nada vale – a leitura deve constituir um prazer a ser plenamente usufruído, e não deve ser entendida como uma tarefa.

Resultados

Tempo gasto      Palavra por minuto

2 minutos                       587

3 minutos                       392

4 minutos                       294

5 minutos                       234

6 minutos                       196

7 minutos                        168

 

Capacidade de leitura, Seja capaz de entender o que lê! Progrida sua capacidade de leitura

Confira A melhor maneira de estudar!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Não deixe para depois: Acesse agora a seção de Simulados

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Descubra sua capacidade de leitura – Veja na seção!

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também