O curso escolhido é reconhecido pelo MEC? - Vestibular1

O curso escolhido é reconhecido pelo MEC?

O curso escolhido é reconhecido pelo MEC?

Não entre em furada! Confira abaixo!

Existem várias faculdades que ministram cursos ainda não reconhecidos pelo Ministério da Educação. E muita gente descobre isso muito tarde. Saiba como descobrir se o curso que você faz ou pretende fazer é reconhecido pelo Mec

a) Antes de escolher seu curso superior, solicite para a instituição de ensino de seu interesse, o catálogo das condições de oferta dos cursos, exigido em Portaria Ministerial, divulgado anualmente pela instituição. Nele você deverá encontrar todas as informações sobre a autorização, o reconhecimento e as avaliações do curso, bem como, sobre biblioteca, corpo docente, infra-estrutura, currículo, dirigentes da instituição, além de dados sobre taxas de matrículas e mensalidades.

b) Caso o curso tenha sido autorizado recentemente, fique atento aos prazos legais para a instituição solicitar o reconhecimento. Esses prazos são dois anos para os cursos com duração de quatro anos e até três anos para os cursos com duração superior a quatro anos (conforme Portaria Ministerial).

c) Verifique sobretudo a documentação que comprova o credenciamento da instituição, a autorização do curso e o seu reconhecimento.

d) Os cursos superiores são autorizados e reconhecidos por meio de um processo de avaliação que utiliza instrumentos desenvolvidos por especialistas de cada área do conhecimento. Fique atento ao resultado dessa avaliação: o curso pode ter sido autorizado ou reconhecido com conceito regular (CR), bom (CB) ou muito bom (CMB). Além disso, fique alerta para os conceitos dos cursos obtidos no Exame Nacional de Cursos – Provão.

Confira o desempenho das Instituições de Ensino Superior no Provão, no site do Mec.

Saiba se o curso escolhido é reconhecido
Saiba se o curso escolhido é reconhecido pelo MEC

e) Se o curso que você pretende escolher, ou está cursando, ultrapassou o prazo previsto para o seu reconhecimento e a instituição ainda não adotou qualquer providência nesse sentido junto ao MEC, comunique imediatamente à Secretaria de Educação Superior (SESu) para avaliarmos a situação acadêmica do curso e da instituição e, adotarmos as providências legais para preservar o interesse dos alunos.

Você pode conversar com a SESu por meio dos endereços eletrônicos que também estão no site do mec. No site do Inep, em Censo Educacional, você encontra o Cadastro de Instituições de Ensino Superior.

Maiores Informações: Mec /sesu / Site do Inep

 

Não deixe de acessar o nosso Guia:  Como Escolher onde Estudar.

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo.

Confira como é o vestibular no mundo – Veja na seção!, Visite Faculdades e faça sua opção!, Visite cursinhos. Visite a seção de Carreiras!

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar? Guia de como escolher a profissão. Informações gerais de como escolher a profissão, conheça os tipos de ajuda que você pode ter e faça os testes.

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta