O que pode cair nos vestibulares depois dos atentados terroristas
Fique atento !
Principais concursos, vestibulares, provas no país podem abordar atentados terroristas.
Os ataques terroristas sempre marcaram o mundo, alteraram-no, mudaram o seu curso da história e da vida de muita gente. Muitas cidades em todo o mundo vem sofrendo ataques, como por exemplo em Paris e Saint-Denis, na França e o próprio Atentado ao jornal Charlie Hebdo, em Londres, Madri e etc. O Massacre de Baga foi uma série de ataques e assassinatos em massa supostamente perpetrados pelo grupo terrorista Boko Haram. Os ataques consistem de fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns, como protagonistas ainda grupos como o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante que vem perturbando a paz em muitos países.
Desde os atentados contra os Estados Unidos, que derrubou as torres do World Trade Center, em Nova York (EUA), o conteúdo terrorista e temas correlatos em todas as matérias vem sendo exigido em provas e exames.

Os mais importantes vestibulares brasileiros tem como tradição abordar temas atuais. O Enem não é diferente, ultimamente. Neste ano, é provável que os exames das principais universidades públicas e particulares destaquem em suas questões o atentado terrorista ou assuntos que tenham relação com o ataques ocorridos recentemente.
Na opinião de professores de cursinhos, há mais probabilidade de o assunto ser tratado nas provas discursivas. Há mais dúvidas do que certezas, e fica difícil questionar o candidato em testes de múltipla escolha.
A proximidade das primeiras provas pode levar o tema para a segunda fase dos próximos exames ou para os vestibulares com datas mais distantes. Portanto há tempo para estudar!
Confira o que pode cair nas provas vestibulares
Todas as matérias do vestibular (ou Enem) podem de alguma forma utilizar o tema do atentado terrorista, como gancho para propor questões. Confira abaixo:
Geografia
Atentado terrorista deve ser mais explorado em geografia
* Professores de geografia consultados disseram que o atentado em si não deve ser questão de prova, e sim assuntos relacionados, como a nova ordem mundial, os problemas geopolíticos no Oriente Médio, os vários movimentos terroristas espalhados pelo mundo e o fundamentalismo religioso.
* A atual política americana é grande candidata a figurar nas provas. O estudante deve saber o que motivou as últimas conferências interncaionais, o desenvolvimento de escudo antimísseis, a não-aceitação do Protocolos e a formação Livre Comércio entre os blocos políticos.
* Nova ordem mundial.
* Conflito entre judeus e palestinos no Oriente Médio.
* Movimentos terroristas espalhados pelo mundo.
* Fundamentalismo religioso.
* Atual política norte-americana.
* Questões dos refugiados para a Europa
Biologia
* Armas biológicas, mesmo que não tenham sido usadas nos últimos atentados.
Física
* Questões sobre lançamento de projétil que já são populares, devem se intensificar pelos ataques a aviões e está sendo muito comum na Faixa de Gaza.
* Resistência dos materiais. O fato de a estrutura de aço do World Trade Center ter perdido sua característica original devido ao calor pode ser abordado na parte de resistência dos materiais.
* O ataque a aviões por grupos terrorista pode gerar questões sobre conservação de energia, quantidade de movimento e dinâmica impulsiva.
* Estática.
Inglês
* Texto de análise ou crítica extraído de jornal ou revista estrangeiros.
* As provas de inglês podem utilizar textos críticos ou de análise de jornais e revistas estrangeiros como Newsweek, Time e The New York Times.
História
* Comparações com fatos passados ou reproduções de conflitos parecidos, como o ataque japonês a Pearl Harbor, que completa 75 anos em 2016.
* Podem ser feitas comparações entre o atentado e fatos passados, como o ataque à base americana de Pearl Harbor, em 1941, ou as cruzadas cristãs na Idade Média.
* Destruição de monumentos históricos milenares pelo Estado Islâmico, que podem gerar questões relacionadas ao momento dos monumentos.
Química
* A explosão do combustível dos aviões pode ser explorada em questões envolvendo cálculo estequiométrico da reação de combustão.
* Com os dados da entalpia da reação, pode-se pedir ainda ao aluno que calcule a energia liberada.
* O fato de o combustível dos aviões espalhar no momento do choque, o que facilita a reação com o oxigênio do ar, pode dar origem a questões de cinética química.
* Química orgânica.
Português – redação
* Os vestibulares ou Enem podem propor nas provas de redação uma discussão mais ampla sobre a aceitação ou não do modelo de civilização tido como vitorioso no pós-Guerra Fria.
* A repercussão dos casos na mídia.
* A possibilidade de retaliação e sua aprovação pelas populações atingidas.
* A vulnerabilidade dos países, a fragilidade da vida no mundo civilizado.
* A aceitação do modo de vida atual.
Matemática
* Pode ser feita uma questão de probabilidade tendo como base lugares que ainda correm risco de sofrer atentados, o fato de apenas grandes cidades estar sofrendo tais ataques.
Enfim, fique ligado no noticiário e saiba que qualquer assunto pode se relacionar com questões futuras no Enem, vestibular e concursos.
Conheça os macetes para decorar fórmulas, Turbinando a memória, Escolha sua Carreira e profissões, Visite faculdades, SAV – Serviço de Atendimento ao Vestibulando, Veja como enfrentar a volta ao cursinho – Veja na seção! Faça o nosso Teste de Raciocínio.
Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura