Menu fechado
Planejando os estudos para Enem e vestibulares

Planejando os estudos

Planejando os estudos para Enem e Vestibular

As dicas abaixo são importantes. Veja mais depois: Como estudarComo estudar com o celular

 

01 – Aula dada, aula estudada!

Não se pode deixar para depois. As aulas do dia devem ser revisadas, se possível, na mesma sequência. Tal procedimento evita atrasos da matéria, além de ficar mais fácil de acompanhar a próxima aula. Quando se estuda apenas uma matéria, há um risco de saturação.

02 – Quanto tempo o estudar?

Se cada duas aula representa 50 minutos, rever a mesma não vai levar mais que 30 minutos. Exemplo:

química………50 mim.

revisão……….30 mim.

história………50 mim.

revisão………30 mim.

Sobram……… x mim.

(veja nosso Planejamento do Tempo)

03 – A Revisão

A revisão poderá ser feita no mesmo dia, para fixação maior. Os exercícios serão resolvidos com melhor facilidade. Isso significa uma sobra maior de tempo. A sobra de tempo deverá ser aproveitada para repor algum assunto não comprometido. Pode servir também para a resolução de mais exercícios, lembre-se que você está planejando o seu futuro. Você pretende ser o melhor, não apenas mais um.

(veja nossa seção de revisão online)

04 – Em sala de aula

Prestar atenção às aulas pode ser uma grande diferença. Com isso você ganha mais tempo, não precisa perder horas em revisões e esclarecimentos com amigos e professores.

(veja dicas em nossa seção de vídeo aulas)

05 – O tempo é muito precioso

Sempre faça anotações durante as aulas, tenha um caderno especial para isso. Escrever em apostilas e livros é perda de tempo, pois leva minutos e mais minutos para se encontrar anotações dispersas.

(não perca o nosso guia de planejamento do tempo)

06 – Faltas nas aulas

Cada dia de aula perdido significa um total de cinco a seis aulas a serem revistas. Se não conseguir estudar na segunda-feira, por exemplo, não poderá perder a sequência de terça e quarta-feira. Deverá repor o tempo perdido em uma das noites ou sábado. Por isso é vital não acumular matérias para estudo.

07 – Dúvidas

As dúvidas devem ser sanadas de imediato. Não acumule perguntas, faça-as durante as aulas. Quando surgir dúvidas nos estudos solitário, anote e procure sana-las na aula seguinte.

(veja nossa seção de dúvidas sanadas)

08 – O que estudar?

Bons resultados em vestibulares, principalmente nas primeiras fases, exigem conhecimento razoável de todas as disciplinas. Portanto, nada de estudar apenas o que gosta.

(veja o que estudar em nossas seções de novidades e artigos)

09 – Sozinho ou em grupo?

Você é quem vai avaliar o que é melhor, estudar em grupo ou sozinho. Para alguns, estudar em grupo faz com que o pensamento disperse, não conseguindo a concentração necessária. Para outros, o grupo serve como estímulo, cria competição entre os estudantes.

(revise com o Vestibular1)

10 – Local de estudo

O local de estudo precisa ser bem iluminado e silencioso, além de arejado. É importante que seja sempre o mesmo lugar. Toda vez que sentar para o estudo, será estimulado a isso, não ficará disperso.

 

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Você já viu, Planejando os estudos para Enem e Vestibular, veja também: Faça Teste de raciocínio conosco, Faça nosso Teste Vocacional, Confira o Calendário, Visite Faculdades e faça sua opção! Vestibulandos opinam sobre o vestibular – Veja na seção! Visite cursinhos.

Visite a seção do Enem e saiba tudo que precisa sobre este exame!

 

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também