Menu fechado
Programa Universidade Aberta, vestibular

Programa Universidade Aberta

De volta aos estudos! Programa Universidade Aberta UAB

Programa Universidade Aberta do Brasil oferta vagas.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil oferece vagas no ensino superior público federal. O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior, por  acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e os proponentes de pólos presenciais e de cursos para a oferta da Universidade Aberta.

Na fase de avaliação de propostas, a comissão de especialistas selecionou preliminarmente 311 pólos municipais de educação a distância, em 305 municípios em todas as unidades da Federação. Serão oferecidos 198 cursos, em 40 universidades federais e dez centros federais de educação tecnológica (Cefets). Do total de pólos, 249 foram propostos por prefeituras e 62 por sete governos estaduais (Acre, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins). Entre os cursos mais ofertados estão os de licenciatura, que somam 90, seguidos dos de lato sensu (63), bacharelado (23), tecnólogo (14), sequencial (2) e mestrado (1).

A meta prevista é que cada pólo oferte, em média, 50 vagas em quatro cursos distintos, totalizando 200 estudantes por unidade. Para março está previsto o início das aulas em 150 pólos, atendendo 30 mil alunos.

Cursos ofertados
A UAB oferece, por meio das instituições públicas de ensino superior integrantes do Sistema, os seguintes cursos: Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogo e Especializações: cursos voltados para formação inicial e continuada de professores da educação da rede pública de educação básica e para o público em geral interessado. Especializações do programa Mídias na Educação: cursos com o objetivo de proporcionar formação continuada, na educação a distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação. Graduação em Biblioteconomia: curso de bacharelado destinado à formação de quadros de apoio à realização dos cursos nos polos de apoio presencial do Sistema UAB e Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP.

Instituições participantes
Participam do Sistema UAB as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essas instituições, exclusivamente públicas, são responsáveis pela criação dos projetos pedagógicos dos cursos e por manter sua boa qualidade com base nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância – SEED/MEC.

Para isso, devem considerar as particularidades da educação a distância, em especial o uso das ferramentas tecnológicas de informação e comunicação e os recursos instalados nos polos de apoio presencial como suporte para o cumprimento das exigências nos momentos presenciais da educação a distância.

 

Entenda melhor o que é o ProUni – Visite a seção! Saiba mais sobre o ProUni – Visite a seção! Confira as divergências de opiniões do projeto – Visite a seção! Confira aqui outras Bolsas de Estudos – Veja na seção!

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também