Menu fechado
Seja capaz de ler mais rápído

Progrida sua capacidade de leitura

Capacidade de leitura

Seja capaz de entender o que lê!

Você sabe dizer o que acabou de ler?

Muitas pessoas leem páginas e mais páginas de um livro em pouco tempo, mas se forem interrogadas a respeito do texto dificilmente serão capazes de reproduzir corretamente seu conteúdo. Leia o texto abaixo e depois de ler, responda as perguntas em seguida correspondentes. Veja as respostas para saber como está sua capacidade de leitura. Finalmente algumas sugestões para você progredir e outro texto com perguntas e respostas para você sentir seu progresso.

Trecho de uma conferência de Freud

Antes de mais nada, descobrimos uma coisa. A pesquisa psicanalítica remete os sintomas das doenças dos pacientes, com surpreendente regularidade, às impressões de suas vidas, eróticas. Isto nos obriga a supor que, entre as influências que conduzem à doença o significado predominante deve ser atribuído aos distúrbios eróticos, e que isto se dá em ambos os sexos.

Estou cônscio de que não se acreditará de boa vontade nessa minha afirmação. Mesmo os pensadores prontos para seguir meus estudos psicológicos ficarão inclinados a pensar que eu superestimo o papel desempenhado pelos fatores sexuais; opõem-me a pergunta: por que outras excitações mentais não poderiam levar aos fenômenos de repressão e de formação de substitutos por mim descritos? Posso apenas responder que não sei por que não poderiam, e que não teria nenhuma objeção a que o fizessem; mas a experiência mostra que elas não têm o mesmo peso.

A convicção sobre a correção dessa tese não se tornou mais fácil pelo comportamento dos pacientes. Em vez de se apresentarem a nós de boa vontade com informações sobre sua vida sexual, tentam ocultá-la por todos os meios possíveis. Em geral, as pessoas não são ingênuas sobre assuntos sexuais. Não mostram sua sexualidade livremente, e para ocultá-la usam um pesado sobretudo tecido de mentiras como se o clima fosse mau do mundo da sexualidade. Também não estão enganados. É um fato que o sol e o vento não são favoráveis à atividade sexual neste nosso mundo civilizado; nenhum de nós pode revelar seu erotismo livremente dos outros. Mas, quando nossos pacientes descobrem que podem sentir-se perfeitamente à vontade acerca disto, durante o tratamento afastam esse véu de mentiras, e só então estamos em condições de fazer um julgamento sobre essa discutível questão. Infelizmente, mesmo os médicos não são superiores a outras criaturas humanas em sua relação pessoal com questões de vida sexual, e muitos deles estão sob o fascínio da combinação de melindre e prurido que governa a atitude da maior parte das ‘pessoas civilizadas’ em questões de sexualidade.

Questões

1. Você conseguiu apanhar no primeiro parágrafo a frase-chave?

2. Qual foi a resposta de Freud para os que o acusavam de superenfatizar os fatores sexuais na

neurose?

3. Seus pacientes se mostravam ansiosos por revelar detalhes de sua vida sexual?

4. Que objeções faz Freud às atitudes de alguns médicos?

5. Você ficou convencido com o texto?

Respostas

1. A segunda frase

2. Que esta descoberta foi encontrada através do contato com os próprios pacientes.

3. Não, enquanto não se sentiam confiantes.

4. Que eles também são sujeitos às atitudes confusas em relação à sexualidade, como as outras pessoas.

5. Não existe resposta certa neste caso! Se seguiu a argumentação, só você pode decidir.

Progrida sua capacidade de ler
Progrida sua capacidade de leitura

Sugestões

Ler não é apenas uma questão de passar os olhos pelas páginas impressas que se têm pela frente. é um processo muito mais complexo, pois envolve o correto funcionamento das células nervosas do córtex cerebral. é receber informações, peneirá-las, relacioná-las com outras já assimiladas, integrá-las num todo muito mais amplo.

Nem todas as pessoas sabem fazer isso, seja por simples falta de interesse, seja por não terem sido corretamente orientadas nesse sentido. Porém não se trata de coisa tão difícil assim; basta seguir algumas regras muito simples. Quando você estiver diante de um texto comece a leitura, se possível, com perguntas específicas em sua mente e veja se o texto as responde. Mas não deixe que suas interrogações iniciais impeçam a percepção de outros problemas. O texto pode não conter nada do que você esperava, mas pode colocar outros problemas tão importantes quanto os que ocupam sua mente.

Continue à procura de significados e selecione os passos mais importantes. Muitos escritores centralizam em poucas palavras o conteúdo essencial de uma certa parte da obra; o resto do texto pode ser apenas uma explicação ou um desenvolvimento desse conteúdo essencial. Faça um esforço para identificar os centros mais importantes do texto.

Um meio seguro de reter informações é ler em voz alta, o que deve ser feito nas passagens mais importantes. Outro procedimento é copiar as partes principais, ou pelo menos repassá-las mentalmente. Pratique fazer resumos em poucas frases; se possível, só uma.

O zoológico Humano

Em qualquer grupo organizado de mamíferos, não importa o quanto ele seja cooperativo, existe sempre uma luta pelo domínio social. Enquanto se empenha nessa luta, cada indivíduo adulto adquire um nível social particular que lhe confere sua posição ou status na hierarquia do grupo. A situação nunca permanece estável por muito tempo, em grande parte porque todos os competidores vão se tornando mais velhos. Quando os chefes supremos, os ‘manda-chuvas’, se tornam mais senis, essa situação de mais antigo é desafiada e eles são derrubados por seus subordinados imediatos. Existe então uma briga pela renovação do domínio toda vez que algum sobe um pouco mais na escala social. No outro lado da escala, os membros mais jovens do grupo podem subitamente ser abatidos por doença ou morte acidental, deixando na hierarquia vagas que têm de ser rapidamente preenchidas. O resultado geral é uma constante condição de tensão por status. Em condições normais, essa tensão permanece tolerável devido ao tamanho limitado dos agrupamentos sociais. Se, contudo, no ambiente artificial de cativeiro, o tamanho do grupo se tornar demasiado grande, ou pequeno, então o empurra-empurra pelo status se torna logo incontrolável, lutas pelo domínio se desencadeiam desgovernadamente e os líderes dos grupos, colônias ou tribos, são colocados sob severa tensão.

Quando isso acontece, os membros mais fracos do grupo são frequentemente perseguidos até a morte, e os rituais de demonstração de força ou beleza, normalmente discretos, degeneram em violência sangrenta. Há outras repercussões. Gasta-se tanto tempo com as preocupações complexas para manter ou conseguir status, que outros aspectos da vida social, tal como o cuidado com os filhos, tornam-se séria e danosamente negligenciados.

Se a determinação das disputas por domínio cria dificuldades para os habitantes moderadamente comprimidos do zoológico animal, então é claro que isso irá provocar um dilema ainda maior para as supertribos excessivamente grandes do zoológico humano. O traço essencial da luta pelo status é que ela se baseia no relacionamento pessoal dos indivíduos dentro do grupo social. Para o membro de uma sociedade tribal, o problema, portanto, é relativamente simples, mas, quando as tribos crescem, constituindo supertribos e as relações se tornam cada vez mais impessoais, o problema de status transforma-se rapidamente no pesadelo do superstatus.

Questões

1. O tema principal desta passagem afirma que:

a. os animais não levam uma vida natural no zoológico;

b. a procura do status é ruim;

c. os homens, como os outros mamíferos, são forçados a superenfatizar as lutas por status em condições de superpopulação

2. Quais são as duas razões dadas para a tensão de status?

3. Em que condições é tolerável a tensão de status?

4. Nomeie dois resultados da superpopulação nos grupos sociais

5. Qual o aspecto mais característico da luta por status nas sociedades tribais?

Respostas

1. C

2. O envelhecimento dos membros mais velhos e o crescimento dos mais jovens, e a incidência de morte e doença.

3. Quando o grupo não é grande demais.

4. As lutas entre os líderes são mais violentas; os líderes ficam sob pressão rígida; os membros mais fracos são mortos; o cuidado dos pais com os filhos torna-se negligenciado.

5. A luta se baseia nas relações pessoais.

 

Descubra como ler mais rápido – Veja na seção!

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Confira A melhor maneira de estudar!

Não deixe para depois: Acesse agora a seção de Simulados

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também