Menu fechado
Um exemplo de trote DE VESTIBULAR

Um exemplo de trote

Um exemplo de trote educativo para os novos publicitários que em tempos de trotes na maioria das vezes, de péssimo gosto.

Entrar na universidade é a realização de um sonho cultivado com carinho por milhares de jovens, além de coroar anos de estudo e dedicação. Entretanto, uma vez no curso, o calouro depara-se com as expectativas e a falta de informações sobre o mercado de trabalho que terá que enfrentar após a formatura.

Sergio dos Santos, 28 anos, publicitário, lembra suas dificuldades dos tempos de calouro universitário: Existe um vazio muito grande entre as expectativas que temos sobre o curso e carreira e a realidade que encontramos na faculdade e no mercado de trabalho.

Destaca a necessidade das empresas participarem do processo de formação dos profissionais desde o início. Além dos estágios, algumas empresas oferecem outras oportunidades de aproximação com os estudantes, como workshops, concursos ou visitas às agências, mas sempre para estudantes já no final do curso afirma. Aos calouros, diz, restam as festas e os trotes, na maioria das vezes, de péssimo gosto.

Um exemplo de trote educativo vestibular
Um exemplo de trote educativo

Trote do bem

Em tempos onde trotes violentos ainda persistem – por exemplo os casos recentes, primeiro do calouro de Medicina da USP, morto na piscina do grêmio e segundo, o do calouro de Medicina da Ufba agredido por veteranos.

Setenta e seis estudantes do primeiro semestre do curso de publicidade e propaganda da Ucsal, Unifacs, Fib e Polifucs viveram um trote especial no último dia 10 de abril. Participando do projeto Calourada, da Agência Publivendas, ele foram apresentados ao universo da propaganda e ao dia-a-dia de uma agência de publicidade de forma lúdica e bem humorada.

Os alunos foram selecionados pelos colegiados de seus cursos, através da distribuição de uma ficha de inscrição. Eles eram informados que haviam sido convidados para participar de uma pesquisa qualitativa para medir o grau de aceitação de um produto de tecnologia de ponta a ser lançado experimentalmente na Bahia.

O convite supostamente partia de uma empresa líder mundial em tecnologia de telecomunicações e integração de voz e dados, que estava chegando ao estado e acabara de inaugurar uma unidade em Ilhéus.

Na data marcada, às 15h, os calouros foram encaminhados à Mansão Windberger, na Vitória. Ao chegarem ao portão, os estudantes eram marcados com etiquetas de cores diferentes, que indicaria a qual dos cinco grupos que estavam sendo formados o aluno pertenceria. Os grupos, compostos por estudantes de universidades diferentes, mas antes tinham que atravessar uma rede de sisal, um dos muitos desafios que enfrentariam na Mansão, desafios que a carreira que escolheram lhes reserva na vida profissional.

Estresse

O estresse, fator constante na vida de um publicitário, era lembrado ainda nos jardins, através da avaliação de um cientista que fazia repetidos testes com um estressômetro nos participantes. Depois, cada grupo de calouros era conduzido ao interior da Mansão Windberger. Começava aí a Viagem na Agência proposta, em segredo, pela Publivendas.

A partir daí, cada grupo percorria a mansão realizando uma verdadeira jornada pelo processo de produção publicitária, repleto de desafios e superações, e onde a pressa não pode ser inimiga da perfeição.

Começando pelo Atendimento, onde foram apresentados ao suposto cliente e ao produto fictício, o Neurotronix, aparelho de aprendizagem automático via conexão cérebro-máquina, os calouros passavam depois pela Criação, onde definiram as peças publicitárias adequadas ao produto e ao público alvo, seguiram para a Mídia, onde tiveram que definir a programação dos anúncios, até chegar à Produção, onde participaram da simulação de um VT para televisão.

Ao final da viagem, e enquanto aguardavam os outros grupos, os estudantes participaram de um programa de auditório comandando por apresentadores, quando profissionais do mercado publicitário e dos veículos de comunicação tiraram as dúvidas dos calouros. Fechando o programa, um coffe break e o reggae da banda Scambo.

 

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Conheça os macetes para decorar fórmulas, Veja o que pode cair nos vestibulares depois dos atentados – Veja na seção! Turbinando a memória, Faça o nosso Teste Vocacional, Escolha Carreiras e profissões, Confira todo sobre o ENEM, SAV – Serviço de Atendimento ao Vestibulando.

Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também