Menu fechado
Vestibulandos opinam sobre o vestibular, vestibulares

Vestibulandos opinam sobre o vestibular

Vestibular é….

… o início da liberdade.

… um passaporte para o futuro melhor.

… você ter força de vontade para fazer o que quer e ralar muito para conseguir passar.

“Sou Sergio Vieira, 17 anos, ainda não sei o que vou fazer. Estou em dúvida entre Biologia e Engenharia mais ligada à genética e ambiental, que são novas”, diz um vestibulando. Como o Sergio, tem um monte de estudantes com uma gama de interesses. Essa dúvida é pertinente… “Eu acho bom ele continuar verificando, tentando ver o que ele vai fazer, a gente aqui dá espaço total”, conta o pai de Sergio, Carlos Pinheiro.

Sergio tem tentado tirar essa dúvida com a psicóloga da escola. “70% dos alunos com quem eu trabalho tem dúvida vocacional e muitas vezes a gente pergunta: ‘E se você não precisasse fazer vestibular?’. E eles respondem: ‘Ah, eu não faria não’”, revela a psicóloga escolar Kátia Rebelo. “Eu vim aqui pra tentar achar o meu caminho, achar uma luz que está muito difícil”, diz a vestibulanda Patrícia Lima.

Duas vezes por semana, um grupo de alunos se reúne na Universidade Estadual do Rio para fazer um trabalho de orientação vocacional. São testes, entrevistas, palestras…“Não adianta você ter um diploma na mão e ficar a vida inteira aborrecido, insatisfeito sem ter realmente muito resultado”, opina o vestibulando Rubens Nascimento. “Não vale nada a gente seguir uma profissão só pelo dinheiro ou porque nossos pais querem. A gente tem que fazer uma coisa que a gente gosta de fazer, que se sinta bem em fazer”, completa.

“Meu nome é Julio, tenho 18 anos, e pretendo fazer o curso de Medicina, porque acho que é a carreira mais social”, apresenta-se um vestibulando. Ano passado, eram 28 candidatos para cada vaga no vestibular de Medicina da Fuvest – a única porta de entrada para a USP, a Universidade de São Paulo. “Eu acho que todas as pessoas são capazes de fazer esse curso. Não só pessoas as privilegiadas da sociedade, mas também os pobres”, acredita Julio Santos.

Todo fim de semana, Julio estuda num curso pré-vestibular comunitário, na cidade de São Paulo. “A gente contribui com apenas sessenta reais mensais”, conta ele. Com o apoio de entidades filantrópicas, as aulas são dadas por professores voluntários. “Julio é seguro naquilo que quer. Dá a impressão de que não importa quanto tempo demore que ele vai chegar onde quer e isso é gratificante porque a gente vê o retorno”, diz a professora voluntária Márcia de Assis.

Em casa, a mãe de Julio se assustou com a escolha do filho. “Eu coloquei a mão na cabeça porque achei difícil. É uma das mais difíceis. Eu dei uma ideia pra ele fazer enfermagem e depois correr atrás do sonho… Ele não quis e me falou que ia seguir em frente e conseguir”, lembra Maria do Carmo. “Acho que foi pura vocação. Vocação mesmo é você querer ver, pesquisar, se aprofundar naquilo. No meu caso, é vocação pura, com certeza”, aposta Júlio.

Vestibular é..

… mais responsabilidade.

… uma coisa muito difícil porque a pessoa tem que fazer uma escolha muito certa. Não é uma escolha do momento, é uma escolha para a vida inteira.

“Vestibular para mim é uma parte importante da vida porque é uma escolha profissional e é uma coisa que você vai levar pra vida inteira”, diz Érika. Ela tem 16 anos, quer fazer Psicologia e já começou a encarar o desafio do vestibular. Érika participou da primeira prova para a Universidade Estadual de Minas Gerais.

Como se saiu Érika na primeira etapa do vestibular? “Para fazer a prova, eu cheguei tranquila, depois é que eu fiquei nervosa. Mas não foi tão traumático. Já estou pronta para outra”, brinca Érika.

Nos próximos exames, veremos como ela, Julio e Sergio estão nessa guerra chamada vestibular…

 

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Visite Faculdades e faça sua opção! Veja Gabaritos/Correções, Veja a história dos vestibulares – Veja na seção! Faça Teste de raciocínio conosco, Faça nosso Teste Vocacional, Confira o Calendário.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

 

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também