Menu fechado
Vestibular único, enem

Vestibular único

Vestibular poderá ser único em todo o País.

Veja mais essa proposta polêmica!

BRASÍLIA – O acesso dos estudantes às instituições públicas de ensino superior poderá se dar por uma seleção nacional, com um exame vestibular único aplicado na mesma data em todo o País. É o que prevê o projeto da deputada Maninha (PT-DF), que pretende reduzir o número de vagas ociosas nas universidades.

De acordo com a proposta, o exame seria formulado e aplicado pelo Ministério da Educação duas vezes ao ano, e os candidatos aprovados escolheriam a instituição onde se matricular, segundo a classificação obtida e o número de vagas disponíveis.

Maninha lembra que os critérios de seleção variam de instituição para instituição, assim como as datas dos exames, o que privilegia candidatos de maior renda por causa das despesas de deslocamento. A existência de múltiplas datas para o exame de seleção ocasiona ainda um número próximo a 14 mil vagas ociosas por semestre nas universidades públicas, observa a autora do projeto.

A deputada quer aproveitar a experiência do Ministério com o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), já usado por várias instituições de ensino superior, públicas e privadas, como alternativa ao vestibular tradicional ou como complemento a outras formas de seleção. Informações da Agência Câmara.

Vemos que hoje em dia o Enem já se transformou em um grande exame vestibular, com características próprias, mas no final serve de processo seletivo para uma boa parte das universidades públicas e para inúmeras instituições particulares que utilizam a sua nota como seleção dos vestibulandos.

 

Veja em nosso Informativo Exclusivo: Intuição ou Chute, você sabe? / O espírito de competição / O dilema de quem não passou / Os dez mandamentos do vestibulando / Treinando a memória / Preparando-se para as provas / E muito mais – Clique Aqui Agora!

FAÇA NOSSO TESTE DE QI,  Teste também sua ansiedade, Vestibular terá fim um dia – Veja na seção! Entenda o Prouni e Fies como meio de acesso – Veja na seção! Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelos Artigos.

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também