Menu fechado
Vestibulares X Concursos!

Vestibular X Concurso!

Confira o artigo!

Dicas sobre a escolha entre fazer o vestibular ou prestar um concurso (Vestibulares X Concursos)

Vestibular x Concurso Público

Quem não gostaria de viver uma vida de estabilidade financeira, menor carga horária de trabalho e com a certeza de que não será demitido por qualquer motivo?

É por essas e outras vantagens que a possibilidade de prestar um concurso público está sempre em algum lugar da mente de muitos brasileiros. São milhares de vagas anualmente em diversas áreas – algumas delas nem exigem nível superior, mas podem oferecer um bom salário. São vagas para técnicos, analitas, assessores, profissionais de comunicação, professores e muitos outros. Para quem ainda está pensando em o que fazer da vida, todos esses benefícios podem ser bastante tentadores.

Para que lado seguir?

Essa é uma escolha que depende do seus objetivos futuros. É claro que nem todo mundo na faixa dos 17 anos sabe o que quer para o resto da vida, então vale a pena tirar um tempo especial para pensar sobre isso. Uma vantagem é que é possível conciliar os dois tipos de estudo, tanto para ingressar numa faculdade quanto para passar em um concurso público, pelo menos quando falamos das esferas básicas de estudo para ambas as provas: disciplinas como português, matemática, conhecimentos gerais e outras.

Para quem optar por estudar com ajuda do cursinho pré-vestibular, fica ainda mais fácil organizar informações sobre ambos os caminhos para decidir por qual deles seguir. Muitos professores universitários são concursados e podem oferecer informações sobre vantagens e desvantagens de cada um dos exames.

O mais importante nessa decisão, contudo, é saber por que você quer entrar na faculdade. Para se preparar para o mercado? Para acumular conhecimentos? Seguir carreira acadêmica? Por que seus pais o cobram para isso?

Se sua meta for preparar-se para o mercado de trabalho e conseguir um emprego melhor, talvez um concurso público o leve a isso sem o esforço de aproximadamente 4 anos de graduação – e também vale ressaltar que como funcionário público você ainda pode fazer a faculdade que quiser.

Se sua meta é, efetivamente, estar dentro de uma universidade para adquirir conhecimentos e dar seguimento a uma carreira acadêmica, aí o serviço público não poderá ser útil, visto que ele pode tomar de você o tempo que os estudos deveriam tomar.

Concurso em alta este ano

Existem quatro tipos de concursos públicos: os de nível fundamental, os de nível médio, os de nível superior e os de nível técnico. Os de nível médio são os concursos que não exigem que o concorrente tenha se graduado.

Alguns desses concursos bastante aguardados para este ano são o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com o cargo de Técnico do Seguro Social (Apostilas INSS) e o TCU (Tribunal de Contas da União), com o Técnico Federal de Controle Externo (Apostilas TCU). Outras instituições que ainda não lançaram editais para seus concursos são ANVISA, Caixa Econômica Federal, IBGE, ANTT, DEPEN, CNPQ e etc.

 

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Veja mais novidades: Use a tecnologia a seu favor! Cursinho é mesmo necessário? Especial Vídeo Aulas, Métodos de ensino para vestibular, Bolsas de Estudos, Teste de QI, Bolsa de estudos do Oficina, Correção Unesp e Fuvest, Arrase no Vestibular e Enem, Vai cair no Enem! Vai cair na Fuvest!

Faculdade Gratuita, PROUNI Universidade para Todos, Carteira de Estudante, Curiosidades e tragédias de autores, O que pode cair no vestibular, Confira as novas vagas nos vestibulares da Fuvest, Faça Teste de QI.

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também