Menu fechado
Você está preparado para passar no vestibular

Você está preparado para passar?

Dica para Vestibular e Enem

Você sabe qual é o diferencial entre os alunos na hora das provas?

Estar preparado!

Quem sofre mais pressão: quem estuda em cursinhos ou quem estuda por conta própria?

Maioria sofre com as pressões

Todos os anos, milhares de jovens enfrentam vários dias de prova na tentativa de ingressar em uma faculdade. A possibilidade de conseguir um bom desempenho em uma prova, seja ela qual for, não depende muito do volume do que foi estudado em tempo recorde nem do quanto tempo se esteve estudando por dia.

Saber-se disputando o mesmo espaço com outras pessoas, necessitando dar o melhor de si e obter a maior nota possível, coloca o vestibulando em uma situação quase de batalha.

Um deslize pode tirar a possibilidade deste candidato continuar na ‘guerra’. O quanto o estudante se sente capaz e preparado para conseguir um bom resultado é o diferencial na hora da prova.

Há várias formas de pressão nos momentos que antecedem os exames do vestibular. Uma delas é o quanto uma pessoa se sente preparada para enfrentar a maratona das provas. No caso do vestibular, o aluno passa por muitos momentos de pressão, ansiedade e incerteza. Ele se questiona sobre sua capacidade e suas escolhas.

Muitos vestibulandos, em nome de um melhor preparo, decidem se matricular em cursinhos, às vezes conciliando-os com o período escolar havendo uma sobrecarga de estudo pela falta de critério e bom senso na hora de estabelecer os horários de estudo. Para essa maratona é necessário tanto preparo em termos de estudos quanto emocional. Qualquer tipo de prova desencadeia um processo de ansiedade, pela possibilidade de sucesso ou fracasso que esta traz no seu resultado final. Quando este sucesso ou fracasso é direcionado a uma prova de vestibular, isso traz consigo a possibilidade de um futuro profissional definido como bem sucedido ou não pela aprovação, o que aumenta a pressão em obter sucesso.

Alguns estudantes passam o dia inteiro dentro de uma sala de aula, mal tendo tempo para fazer suas refeições, dormir ou estar junto dos amigos, o que se torna um ponto contra na hora da prova. O volume do que é estudado ou o tempo dedicado a esse estudo não vai determinar a aprovação ou não no concurso; muito pelo contrário: o cansaço que esse tipo de jornada causa prejudica o vestibulando no momento de responder as questões por diminuição do nível de atenção na leitura e dificuldades de raciocínio por estafa mental. Isso porque, como em qualquer prova, o aluno entra em um estado de tensão, um tipo de preparação para algo que não sabe muito bem como será.

Outra característica que deve ser levada em consideração no caso da escolha por se fazer um cursinho é a possibilidade do vestibulando sofrer pressão por parte dos pais. Qual tipo de pressão? A econômica, devido ao dispêndio de dinheiro com esse estudo adicional ou mesmo se auto-pressionar pelo mesmo motivo.

Mesmo no caso de quem só está fazendo cursinho há a presença da necessidade de passar. Alguns cursinhos pré-vestibulares causam a impressão no aluno que não se pode fracassar pela metodologia de ensino que utilizam. Muitos macetes e dicas são passados de forma muito rápida, às vezes dificultando a assimilação desses pelo aluno, ou fazendo anular qualquer tipo de raciocínio em nome da “decoreba”. O resultado: confusão na hora da prova, fazendo com que se crie uma sensação de incapacidade e dificultando que se coloque o que foi assimilado em prática.

Também quem resolve por algum motivo estudar por conta própria pode se sentir pressionado pela dedicação de seus concorrentes em cursinhos, como tendo eles tivessem mais chances de passar no concurso. A sensação de despreparo pode influenciar no desempenho deste tipo de candidato no momento ao responder às questões propostas na prova. Tal estudante pode vir a sentir-se derrotado de antemão, não conseguindo aplicar seus conhecimentos por causa desse tipo de pensamento.

 

MEC ampliou seu poder para fechar cursos superiores – Veja na seção! Terá fim o vestibular algum dia? Entenda o vestibular – Veja na seção! Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas profissões, Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras.

Informações exclusivas de carreiras, em nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

 

Publicado em:As Novidades

Você pode gostar também