Menu fechado
Como montar um cursinho pre vestibular

 

Como montar um cursinho

Como montar um cursinho

Confira como você pode montar seu cursinho (Curso Pre Enem, Curso Pre Vestibular):

Se você chegou até aqui com o objetivo de tornar-se um Empresário no ramo Educacional, tendo uma ideia de negócio para pre vestibular ou pre Enem (preparatórios de ensino), saiba que está no caminho certo.

Mas, se você já tem seu cursinho, formal ou informal, e deseja orientações para melhor gerenciar e torná-lo cada vez mais ativo na preparação de estudantes, competitivos, aqui também é seu ponto de apoio e orientação.

O Vestibular1, que ajuda gratuitamente estudantes, destinado a apoiar as pessoas que buscam orientações práticas na busca por vagas em universidades, bem como auxiliar os professores que possuem um pequeno negócio a avaliar suas estratégias e melhorar a sua administração.

Veja abaixo ótimas dicas de como você pode montar um curso pré-Vestibular ou pré-Enem!

Como montar um cursinho

A maior parte dos cursos pré-vestibular ou pré-enem, inicialmente, são montados por professores que davam aula em colégios ou cursinhos grandes e resolveram ter seus próprios negócios, muitas vezes em sala alugada ou na própria casa.

O Mercado

Não existe uma disputa direta de mercado entre os grandes e os pequenos cursinhos, porque os grandes (com uma média de 3.000 alunos) não sentem a diminuição de seus lucros com a migração de noventa estudantes – número mais que suficiente para que se dê partida à instalação de um cursinho pré-enem ou pré-vestibular.

A Estrutura

A estrutura básica consiste de uma ou duas salas (de 20 m² e 30 m²), tendo o número de alunos variando entre 10 e 25 alunos, de maneira bem planejada, pode transformar-se num negócio bastante lucrativo. Um ponto acessível é importantíssimo.

O Investimento Inicial

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente, sendo que o valor do investimento pode variar de acôrdo com o tamanho do empreendimento, incluindo aluguel, pagamento de pessoal, material didático, etc.

Os Equipamentos

Consiste basicamente da estrutura física (salas, cadeiras, etc), dos materiais didáticos (giz, lousa, mapas, projetores, etc), e por fim dos materiais da administração (móveis e equipamentos de escritório – Telefone, computadores, etc..).

O Corpo Docente

O número de professores (que geralmente trabalham como prestadores de serviço pelo fato de manter simultaneamente vínculo com mais de uma instituição) varia de 15 a 25. Além é claro de não se esquecer dos funcionários do administrativo.

O Valor da Mensalidade

Deverá ser oferecido a um preço bastante acessível. Depois de algum tempo, com o empreendimento mais sólido, pode-se subir o preço, como forma de tornar o negócio realmente lucrativo.

O Material Didático

Deverá, preferencialmente, ser fornecido gratuitamente ao aluno, como em todo cursinho pré-vestibular ou pré-enem. O artifício utilizado para a oferta gratuita do material didático – com o menor custo ou até mesmo sem ônus para o proprietário do cursinho – é a utilização do material de outros cursos (obviamente observando a questão dos direitos autorais), ou diluição do preço do material didático no valor da mensalidade.

São sugestões que devem ser seguidas, já que a simples reprodução de apostilas dá ideia de relaxamento e que por melhor que seja o conteúdo do material o resultado estético negativo influenciará.

A Propaganda

Além de jornais e revistas, vale espalhar pessoas em escolas e faculdades fazendo propaganda de boca em boca. Oferecer bolsas de estudo também pode ser uma alternativa interessante.

A Legislação

Os passos para registro de uma empresa prestadora de serviços deve ser observado. Deve-se consultar a prefeitura de seu município sobre a viabilidade do negócio, ou seja, se é permitido desenvolver tal atividade no endereço escolhido. O próximo passo será elaborar o contrato social ou o Requerimento de Empresário e registrá-lo na Junta Comercial do Estado. Ao mesmo tempo poderá ser dado entrada no CNPJ através do Documento Básico de Entrada (DBE), pelo site da Receita Federal. Avalie também os riscos da informalidade e as qualidades do Empresário de Sucesso do Sebrae onde consegue mais apoio.

O Plano de Negócio

Sugerimos sua participação em programas oferecidos pelo SEBRAE gratuitamente, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios. No Plano de Negócio dimensionar: Capacidade de assumir riscos e disposição de enfrentar desafios, ter senso de oportunidade, identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos estudantes. Ter persistência e é necessário estabelecer caminhos seguros, que o levem a tornar os sonhos realidade. Visão global da organização e atualização. Ter senso de organização é compreender que só se obtem resultados positivos com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e organizada. Definir as metas, garantir a execução conforme o planejamento e corrigir os erros de forma rápida é essencial para obter o sucesso desejado. Inovação para cultivar ideias novas, algumas fases de estudos, outras em vias de execução, é fundamental para o empreendedor de sucesso. No mais, ter disposição de trabalho. Ter sucesso na atividade significa se envolver da forma mais completa possíve. É preciso dedicação total.

Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os vestibulares, processos seletivos que ocorrerão (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras de profissões, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos cursos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

 

Depois de conhecer Como montar um cursinho, Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras, Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras. Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem. Como montar um cursinho.

Publicado em:Cursinhos

Você pode gostar também